Em meio à guerra política já esperada para a campanha de segundo turno em Campo Grande, em que o sucateamento das ambulâncias do SAMU faz parte da troca de acusações entre uma e outra candidata, o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS) chega com uma excelente notícia. Independentemente de quem será a vencedora nas urnas, se Rose Modesto (União Brasil) ou Adriane Lopes (PP), o fato é que Campo Grande já tem garantidas 09 novas unidades do Serviço Móvel de Urgência que deverão ser entregues ainda este ano para a população.
Outros 10 municípios do Estado vão receber novos veículos. No total são 24 viaturas, a maior parte delas corresponde à Renovação de Frota do Programa SAMU 192, uma iniciativa do Ministério da Saúde criada com a finalidade de substituir ambulâncias que já tenham atingido certo tempo de uso e que vai entregar 1.200 viaturas 0 km para todo o Brasil. São 21 novos veículos que foram destinados à Mato Grosso do Sul, pelo programa de Renovação, graças à gestão política realizada em Brasília pelo Deputado Federal Geraldo Resende. Cada uma representa um custo de R$ 289 mil.
Os municípios que terão a frota renovada ainda este ano serão: Campo Grande (09); Corumbá (03); Dourados (04); Ponta Porã (01); Naviraí (01); Nova Andradina (01); São Gabriel do Oeste (01); Sidrolândia (01); Aquidauana (01); Terenos (01) e Coxim (01).
"Mato Grosso do Sul vai receber novas viaturas do SAMU, totalmente equipadas para atender emergências no menor tempo de resposta possível. É mais um benefício que conseguimos para a nossa gente do Mato Grosso do Sul e que vai fortalecer a saúde nos municípios", destacou Geraldo Resende.
Reforço em Campo Grande
Além das 7 ambulâncias da "Renovação de Frota" do Programa SAMU, confirmadas para a capital, o Deputado Geraldo Resende também obteve uma oitava viatura, através de emenda parlamentar para o município, e mais uma, que vai completar os 9 veículos para Campo Grande, por meio do dispositivo "Ampliação de Serviço" do Fundo Nacional de Saúde, que será entregue ao Governo do Estado. Essa nona ambulância é mais completa, equipada com um aspirador portátil de secreções, oxímetro portátil, ventilador artificial, bombas de infusão, monitor cardioversor e bomba de infusão de seringa, no valor de R$ 469,8 mil.
"Estou trabalhando para substituir as ambulâncias com mais de cinco anos de uso para tornar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência mais moderno, capaz de atender os chamados da população para que dessa forma, ninguém fique sem o socorro por causa de veículos sucateados ou com defeito", declarou o Deputado.
Dourados e Ponta Porã
Dr. Geraldo lembra que em julho deste ano já fez a entrega de duas ambulâncias, uma para Dourados e outra para Ponta Porã, também resultado do trabalho junto ao Ministério da Saúde.
"Fizemos essa primeira entrega em julho e as viaturas já estão rodando. Para Dourados, além de mais duas ambulâncias que serão entregues ainda este ano, já está sendo licitada uma terceira viatura, fruto de emenda parlamentar de minha autoria. Portanto, além da que está em atendimento, três novas viaturas estarão disponíveis para Dourados", pontuou.
Com a ambulância já entregue, mais duas confirmadas pela Renovação de Frota do Programa SAMU 192 do Ministério da Saúde, além de outra, fruto de emenda parlamentar, o Deputado Geraldo Resende viabilizou o total de 4 viaturas para Dourados.
"Todas essas ambulâncias são uma conquista muito importante para fortalecer a saúde do Mato Grosso do Sul, uma vez que essa renovação da frota deveria ter ocorrido no governo anterior. Mas, como isso não foi prioridade deles, agora conseguimos; conquistamos essas novas viaturas que vão substituir as que estão velhas e fora de uso", finalizou Dr. Geraldo.
Foto: Divulgação/Samu
Fonte: Comunicação Deputado Federal Geraldo Resende