Durante todo o mês de novembro, a sede da Confederação Brasileira de Futebol ficará iluminada em alusão ao Novembro Azul. A campanha é conhecida mundialmente e tem como objetivo chamar a atenção dos homens para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença, em sua fase inicial, é assintomática e, por isso mesmo, o exame periódico é fundamental, além de hábitos de vida saudáveis.
A campanha foi criada na Austrália em 2003, e o Brasil aderiu a iniciativa em 2008, reconhecendo a necessidade de aumentar a conscientização da população sobre o tema, que é uma das principais causas de óbito entre os homens em nosso país.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Este tipo de câncer é predominantemente associado à terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem na população masculina com mais de 65 anos. No entanto, o rastreamento e diagnóstico precoce da doença é importante para um tratamento bem-sucedido, que pode aumentar significativamente as taxas de sobrevivência.
A CBF reitera seu apoio ao Novembro Azul, reforçando seu compromisso com a saúde de toda a sociedade.
CBF