AUTO ELETRICA MARACAJU 20
Maracaju 100 ANOS

UEMS/Maracaju: Projeto de Extensão do curso de Pedagogia promove ações culturais durante 22ª Semana Nacional de Museus

Além das disciplinas do curso, os conteúdos trabalhados envolvem um percurso cultural realizado pelos professores e acadêmicos nos espaços culturais da Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul e no Museu de Tecnologia Regional de Maracaju.

Por Assessoria de Comunicação em 06/06/2024 às 12:08:12

Durante o mês de maio o projeto de extensão "Memória Sul Mato-grossense no contexto da Educação Patrimonial: Interfaces entre Espaços culturais, Escola e Universidade", coordenado pela professora Dra. Kelly Sakata, docente do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju, desenvolveu reflexões críticas sobre a Educação Patrimonial junto aos alunos e profissionais da educação e da comunidade do município de Maracajú, a partir da ação dos acadêmicos e professores do Curso.

Além das disciplinas do curso, os conteúdos trabalhados envolvem um percurso cultural realizado pelos professores e acadêmicos nos espaços culturais da Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul e no Museu de Tecnologia Regional de Maracaju.

Conforme explica a professora Kelly, o projeto emerge da necessidade de formação da comunidade local em seus aspectos humanos críticos e emancipadores em prol da democratização do saber, da cultura e da memória para que consigam se identificar na localidade em que estão inseridos e possam, assim, mudar a realidade concreta pela compreensão do significado objetivo do campo do patrimônio cultural.

Tanto que nos dias 15 e 16 de maio aconteceram as últimas ações do projeto em que se comemorou a 22ª Semana Nacional de Museus com a temática: MUSEU EDUCAÇÃO E PESQUISA.

As ações ocorreram no Museu de Tecnologia Anna Thereza de Lima Alves em Maracaju, por meio de oficinas organizadas pelos professores da unidade e destinadas aos profissionais e alunos da Educação Básica.

Para fechar o projeto houve a palestra "Uma noite no museu parte 2: Educação Patrimonial em foco" proferida por Denis Ribeiro de Oliveira, em que estavam presentes Melly Fátima Góes Sena – Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS, Cristiane Almeida de Araújo Freire – Coordenadora do Sistema Estadual de Museus de MS, professores, acadêmicos, alunos do Ensino Médio e a comunidade local.

Fonte: Assessoria de Comunicação UEMS de Maracaju

Comunicar erro
Espetinho do Cowboy
Maracaju 100 ANOS 2

Comentários

nino
Maracaju 100 ANOS 3