AUTO ELETRICA MARACAJU 20
Maracaju 100 ANOS

CBF comemora 110 anos com amistoso no Texas

Entidade centenária coleciona títulos e é a única pentacampeã em Copas do Mundo

Por Assessoria em 08/06/2024 às 22:12:34

ntidade máxima do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol celebra neste sábado (8) 110 anos de fundação. E a data será marcada por mais um compromisso da Seleção Brasileira cinco vezes campeã mundial: a equipe jogará contra o México, no Texas, visando à preparação à Copa América, que será aberta no dia 20, nos Estados Unidos.

O amistoso vai ser disputado no Kyle Field Stadium, que costuma receber competições de futebol americano. Pela primeira vez o local estará abrigando um jogo de futebol que segue as regras da Fifa. A expectativa dos organizadores é de que o estádio esteja lotado - sua capacidade é de 102 mil pessoas.

Com uma história centenária repleta de grandes títulos conquistados pelas seleções que a representam, a CBF também responde pelo crescimento e organização do futebol nacional, um dos mais respeitados do mundo.

"Será uma celebração do tamanho da grandiosidade da CBF. A Amarelinha vai lotar neste sábado um estádio centenário que nunca abrigou um jogo de futebol nos Estados Unidos. Nada melhor do que festejar essa data com uma grande espetáculo. Parabéns a todos os torcedores, atletas, árbitros, dirigentes e demais apaixonados pelo nosso futebol em todo mundo", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A CBF foi fundada em 8 de junho de 1914 e chamava-se Federação Brasileira de Sports (FBS). A entidade passou a adotar as configurações atuais a partir de 24 de setembro de 1979, quando se desvinculou da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), então responsável pelos esportes praticados no Brasil.

A CBF tem como seu propósito fomentar a prática do futebol no Brasil para homens e mulheres, meninos e meninas, sem distinção de idade, cor, sexo, orientação sexual e origem. A CBF acredita que o esporte pertence e sempre pertencerá a todos e por isso adota e incentiva iniciativas inclusivas.

Sob a gestão de Ednaldo Rodrigues, o primeiro presidente negro e nordestino da história da entidade e atualmente um dos integrantes dos Conselhos da Conmebol e da Fifa, a CBF adotou o discurso anti-discriminatório como um pilar de suas decisões e se tornou a primeira confederação a estabelecer punições esportivas para casos de racismo no futebol brasileiro.

Além disso, a entidade vem aumentando os investimentos no futebol feminino e desenvolvendo a prática do esporte para as mulheres, a fim de compensar a injustiça história cometida contra elas, proibidas de jogar futebol por 38 anos durante o Século XX.

Como prova do reconhecimento internacional pelo trabalho em prol do futebol feminino, o Brasil foi escolhido em maio de 2024 como o país-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina de 2027, numa disputa isolada contra uma candidatura tripla, formada por Alemanha, Holanda e Bélgica. A eleição com os votos dos países filiados à Fifa, realizada na Tailândia, foi outro marco na história da CBF.

"Foi uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto que o Brasil vai fazer a melhor Copa do Mundo Feminina da história", disse o presidente Ednaldo Rodrigues, quando do anúncio da Fifa.

O Brasil é reconhecido como um celeiro de talentos, que ajudaram a formar a imagem do país pelo mundo. Foi com os pés desses atletas que o país se tornou o único pentacampeão mundial e popularizou a Amarelinha ao redor do planeta, a partir da criatividade de nosso futebol e da alegria dos jogadores.

Foto: Joilson Marconne / CBF

Fonte: CBF

Comunicar erro
Espetinho do Cowboy
Maracaju 100 ANOS 2

Comentários

nino
Maracaju 100 ANOS 3