AUTO ELETRICA MARACAJU 20
Maracaju 100 ANOS

Maracaju Comemora 100 anos nesta terça-feira dia 11 de junho

Terra da linguiça chega ao seu primeiro centenário

Por Noé Faria em 10/06/2024 às 23:20:02

Maracaju completa 100 anos nesta terça feira dia 11 de junho, e o cantor sertanejo Leonardo, faz o show em comemoração ao seu primeiro centenário. Evento acontece durante a 53ª Expomara, que acontece no Parque de exposições.

Maracaju é um município do estado de Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste do Brasil. Graças à agricultura e pecuária, Maracaju acabou se desenvolvendo muito nos últimos anos, tendo como base as culturas de soja, milho e cana de açúcar, além da pecuária forte na região.

É o maior produtor de grãos de Soja e Milho do Mato Grosso do Sul e um maiores produtor de Soja do Brasil. A cidade é conhecida pela sua tradicional Festa da Linguiça de Maracaju.

Grandes eventos acontecem ao longo do ano na cidade, fazendo parte do calendário do município, como a Expomara, Showtec, Festa do laço comprido, encontro de motocross, entre outros que são destaques na região.


Localização

O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados). Localiza-se na latitude de 21º36"52" Sul e longitude de 55°10"06" Oeste. Distâncias:

160 km da capital estadual (Campo Grande)

1 183 km da capital federal (Brasília).

Geografia Física

Solo

A predominância, no município de Maracaju, é de latossolo de textura argilosa, com a fertilidade natural variável. Aparecem, ainda, os neossolos e o latossolo vermelho-escuro.

Relevo e Altitude

Está a uma altitude de 384 m. Composto por dissecados tabulares, extremo norte, cuestas e dissecados colinosos assim como a sul do município. Acompanhando estes dissecados, encontram-se algumas áreas escarpadas. Encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores com a unidade Planalto de Dourados e a Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná com a Unidade Planalto de Maracaju. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial.

Clima, Temperatura e Pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW). O clima predominante do município é úmido a sub-úmido. A precipitação pluviométrica anual varia de 1 500 a 1 750 milímetros, excedente hídrico anual de oitocentos a 1 200 milímetros, durante cinco a seis meses e deficiência hídrica de 350 a quinhentos milímetros durante quatro meses.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Principais rios:

Rio Brilhante – rio formador, com o Rio Dourados, do Rio Ivinhema; limite entre os municípios de Maracaju e Sidrolândia, Maracaju e Rio Brilhante.

Rio Santa Maria – afluente, pela margem direita, do Rio Brilhante, no município de Maracaju; nasce na Serra de Maracaju, faz divisa entre o município de Maracaju e os de Ponta Porã, Dourados e Itaporã.

Vegetação

Se localiza na região de influência do cerrado e campos de vacaria. Predomina no município a pastagem plantada, seguida da lavoura. Remanescente das fisionomias do bioma Cerrado: Campo Cerrado e Campo Sujo; e Floresta Estacional. Apesar de pouco expressivos, integram a cobertura vegetal do município.

Geografia Política

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich.

Área

Ocupa uma superfície de 5 298,840 km² (1,4837 por cento do estado, 0,3311 por cento da Região Centro-oeste e 0,0624 por cento do território brasileiro).

Subdivisões

Maracaju e Vista Alegre

Arredores

Norte: Nioaque, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti

Sul: Dourados, Itaporã, Rio Brilhante

Oeste: Guia Lopes da Laguna

Leste: Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul.


Política

Na sua história política-administrativa, figuram, como administradores municipais, sucedendo-se cronologicamente, João Pedro Fernandes, Basílio Braum, Jovino Faustino Silvério, Major J. Carlos de Araujo e Silva, João Pedro Fernandes, Manoel Ferreira de Lima, Francisco Bernardes, Sebastião Alves Corrêa, substituído em 1955 por Domingos Marcondes Terra e, posteriormente, Aristides Martins Barbosa, Sebastião Corrêa Bueno, Francisco Bernardes Ferreira, Lourival Duarte de Alvarenga, Luiz Gonzaga Prata Braga, Jair do Couto e, em 15 de novembro de 1988, foi eleito prefeito municipal Luiz Gonzaga Prata Braga, que assumiu o poder executivo municipal em 1 de janeiro de 1989. Rogério Lopes Posser foi eleito em 3 de Outubro de 1992 e empossado em 1 de Janeiro de 1993.

De 1997 a 2004 fica no cargo por dois mandatos consecutivos Reinaldo Azambuja (ex-Governador do Estado – mandato 2015-2018). De 2005 a 2008 foi prefeito o médico Maurilio Ferreira Azambuja. De 2009 a 2012 o prefeito foi Celso Luiz da Silva Vargas. Por dois mandatos consecutivos de 2013 a 2020, o prefeito foi novamente Maurilio Ferreira Azambuja. O atual prefeito (2021-2024) é José Marcos Calderan.

Economia

Com economia baseada na agropecuária, Maracaju se encontra na 6ª maior economia do Estado e teve seu PIB per capita (2020) equivalente a R$ 76.639,22.

Comércio

Maracaju tem um comércio varejista desenvolvido.

Demografia

Com população de 45.047 habitantes em 2022 (IBGE), o município é o 10º mais populoso do estado e sua densidade é de 8,35 habitantes por km².

Fonte: Maracaju Notícias

Comunicar erro
Espetinho do Cowboy
Maracaju 100 ANOS 2

Comentários

nino
Maracaju 100 ANOS 3