AUTO ELETRICA MARACAJU 20
Maracaju 100 ANOS

Evento técnico de cana-de-açúcar marca aniversário de 49 anos da Embrapa Agropecuária Oeste

O CanaMS tem como objetivo compartilhar conhecimento e promover práticas inovadoras para o controle de pragas e doenças na cana-de-açúcar, fortalecendo a produção agrícola no Mato Grosso do Sul

Por Assessoria de Comunicação Embrapa Agropecuária Oeste em 15/06/2024 às 22:10:02
A Embrapa Agropecuária Oeste comemorou nesta quinta-feira, 13 de junho, seus 49 anos. A celebração foi feita junto com setor sucroenergético, que prestigiou o 2º Seminário CanaMS 2024: Pragas e Doenças. O evento foi realizado no mesmo dia em que a Unidade de pesquisa comemora seus 49 anos. O CanaMS é um evento híbrido e que é transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube
O CanaMS tem como objetivo compartilhar conhecimento e promover práticas inovadoras para o controle de pragas e doenças na cana-de-açúcar, fortalecendo a produção agrícola no Mato Grosso do Sul. O evento é o ponto de encontro do setor sucroenergético regional, onde as trocas de informações técnicas contribuem para melhorias da produtividade do setor e com sua sustentabilidade.
Durante a abertura do evento, José Trevelin Junior, diretor da TCH Consultoria em Gestão Agrícola, destacou a relevância da escolha dos temas que serão abordados nesta edição do evento e enfatizou que a escolha da data do evento foi alinhada ao aniversário da Unidade para que essa comemoração fosse possível, pois existem muitas razões para se comemorar.
O Presidente da Biosul, Amaury Pelkeman, parabenizou a Embrapa Agropecuária Oeste pelo aniversário e pela realização do evento ao longo desses últimos anos. Ele destacou a importância do evento e disse que "na safra passada o Estado obteve um recorde de produção de cana com 52 milhões de toneladas moídas. Esse é um setor que vem crescendo e se desenvolvendo".
O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destacou a relevância desse evento, que já faz parte da história da Unidade. Ele agradeceu aos realizadores e aos patrocinadores do CanaMS pela confiança e apoio e disse que "o CanaMS já faz parte da história da Unidade. Esse setor já está tão arraigado dentro da nossa Unidade que no dia do aniversário da Embrapa Agropecuária Oeste estamos aqui comemorando com vocês".
Ao longo da manhã, os participantes puderam assistir a palestra intitulada "Manejo Regenerativo para Controle de Pragas e Doenças da Cana-de-Açúcar", realizadas por Isaías Caio Morelli, da Biotrop. Ele falou sobre práticas de manejo regenerativo que integram técnicas biológicas e naturais para o controle de doenças na cana-de-açúcar. Ele enfatizou a importância da biodiversidade e do uso de agentes biológicos para promover a saúde do solo e das plantas, resultando em uma agricultura mais sustentável e produtiva. Na sequência, Jean Miranda, analista de commodities do Banco BTG Pactual falou sobre "Perspectivas para o Agro em 2024?. Ele abordou as tendências econômicas e de mercado para o setor sucroenergético em 2024. Ainda durante a manhã, Maurício Pavani Reginato, diretor técnico de vendas da Agro-X, trouxe informações na palestra intitulada "Pérola, a Melhor Anti Estria Vermelha".
No período vespertino, Aloísio Bordignon Meloni, gerente corporativo e desenvolvimento agronômico da Viterra Bioenergia, falou sobre "Manejo Integrado de Pragas e Doenças – Uso Biológico e Químico". Marcos Antônio Zeneratto, consultor da Maz Consultoria Agronômica, falou sobre "O Impacto de Doenças e Pragas na Produtividade, Longevidade e Operacional de Cana-de-Açúcar". As atividades foram encerradas com a palestra "Agrícola MV: Gestão, Manejo e Produtividade", realizada por Igor Pizzo, engenheiro agrônomo da Agrícola MV.
Na fala de encerramento da atividade, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva, agradeceu a presença de todos os participantes do evento, tanto os presenciais quanto os que acompanharam pelo Youtube, além dos apoiadores e patrocinadores. Na ocasião, os presentes também foram informados que o 3º Seminário CanaMS 2024, acontece no dia 15 de agosto e terá como tema: "Parcerias e rotação de culturas".
Saiba Mais – O CanaMS conta com a parceria da TCH Consultoria em Gestão Agrícola, apoio da Biosul e Sulcanas, e patrocínio de Agro-X, Euroforte, Kracht, Union Agro, Bayer, Biotrop, Polli, Ubyfol, Florindo Agro, Hinove, Microgeo e Nitro.
Comunicar erro
Espetinho do Cowboy

Comentários

nino
Maracaju 100 ANOS 3