A Red Bull segue liderando os Mundiais de Construtores e Pilotos, mas não tem mais a ampla vantagem que tinha sobre o restante do grid na temporada passada. Segundo Pierre Waché, diretor-técnico do time, isso acontece porque a equipe teve de arriscar mais no desenvolvimento do carro para 2024. Porém, o francês entende que o risco não tem compensado até o momento.
Atualmente, a equipe austríaca está com 408 pontos no Mundial de Construtores, 42 a mais que a vice McLaren. Já entre os pilotos, Max Verstappen lidera com 78 tentos de folga, tendo 277 contra 199 de Lando Norris, o segundo colocado. Por outro lado, Sergio Pérez é apenas o sétimo, com 131.
Waché assumiu que mudar radicalmente o conceito que levou a Red Bull a dominar a Fórmula 1 em 2022 e 2023 pode ter sido um erro. Ainda assim, o diretor afirmou que "era necessário" assumir um risco com o RB20 para 2024.
"Queríamos aproveitar a vantagem que tínhEm 2022, a Red Bull foi campeã do Mundial de Construtores com 759 pontos, 205 a mais que a vice Ferrari. Entre os pilotos, Max Verstappen foi bicampeão com folga de 146 tentos para Charles Leclerc e venceu 15 GPs.
No ano seguinte, o cenário foi ainda mais favorável para a marca de bebidas energéticas. 451 pontos separaram a Red Bull da Ferrari no Mundial de Construtores e Verstappen, que venceu 19 provas, foi coroado no fim do ano com 290 tentos de sobra para Pérez, o vice.
"Não temos medo de correr riscos. Seja na fábrica, na pista ou em termos de estratégia. Essa é a mentalidade desta equipe. Ainda não posso avaliar se foi uma decisão boa ou ruim. Neste momento, graças ao bom início de temporada, está nos ajudando a liderar o campeonato. Talvez no final do ano, cheguemos à conclusão de que teria sido melhor desenvolver ainda mais o conceito que tínhamos [em 2023]", concluiu.amos para levar o conceito um passo adiante, para otimizar a aerodinâmica. Agora parece que não cumpriu o que esperávamos. Mas esse risco era necessário. Temos o túnel de vento mais antigo de todo o grid e o trabalho mais detalhado sofre. Era previsível que mais cedo ou mais tarde os outros otimizariam os conceitos, por isso tivemos de dar um passo radical", disse em entrevista ao Auto Motor und Sport.
De férias, a Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Foto: Red Bull Content Pool
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Fonte: Grande Prêmio