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Conscientização

CBF apoia campanha "De Olho nos Olhinhos"

Iniciativa tem como foco o diagnóstico precoce e a conscientização sobre o câncer ocular infantil; placas serão estampadas no jogo da Seleção no Couto Pereira


CBF TV/Reprodução

A CBF é parceira da campanha "De olho nos olhinhos", que está em sua terceira edição. A iniciativa tem como foco o diagnóstico precoce e a conscientização sobre o câncer ocular infantil.

A campanha será veiculada nas placas de publicidade em torno do campo e no telão do Couto Pereira antes e no intervalo do jogo da Seleção contra o Equador, na sexta-feira (6). Placas sobre a ação foram espalhadas também no centro de treinamento usado pela Seleção Brasileira nesta semana em Curitiba.

A campanha foi criada por Tiago Leifert e Daiana Garbin, com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente.

"A CBF está sempre aberta a campanhas poderosas que impactem na vida dos brasileiros. Vi o vídeo do Tiago Leifert divulgando a campanha e decidimos envolver a Seleção para potencializar a mensagem", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhar na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.

"Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez", afirma Tiago.

Daiana adverte: "Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como "olho de gato", e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças"


Foto:CBF TV/Reprodução

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou "olho de gato", em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.

A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Em 2024, a campanha "De Olho nos Olhinhos" chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores. Além disso, terá um novo integrante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença - o olho de gato - que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.

O dia 18 de setembro é lembrado como o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012. Por isso, a CBF reforça a importância de se atentar aos sintomas para ter diagnóstico precoce e a conscientização sobre o câncer ocular infantil.



CBF

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