A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) completou, nesta terça-feira (3), 46 anos de fundação. A entidade, com sede em Campo Grande, é responsável pela organização do futebol profissional e de base do Estado e atualmente é presidida, interinamente, por Estevão Petrallás, com mandato estendido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até abril de 2025.
Atualmente, a FFMS conta com 37 clubes filiados que disputam as diversas competições. Entre as já encerradas nesta temporada, o Operário FC conquistou o 13º título da Série A Estadual; o CE Naviraiense conquistou a Série B Estadual e, junto com o EC Águia Negra, retornam à primeira divisão em 2025; o Operário Caarapoense conquistou, pela primeira vez, o Estadual Sub-20. Estão em andamento, na base, competições nas categorias Sub-15 e Sub-17, além do Campeonato Estadual Feminino.
Estevão Petrállas destaca o compromisso da gestão atual com a evolução do esporte e do crescimento dos filiados, com a organização em andamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, que começa nos dias 18 e 19 de janeiro, com dez clubes participantes. "Mais do que comemorar os 46 anos da Federação, a gente está celebrando um novo tempo para o futebol do Mato Grosso do Sul. Vamos fazer o melhor campeonato da história que o Estado já teve, com transparência, participação e muito trabalho", afirma.
História
O surgimento da Federação está ligado diretamente à criação do Estado. Com o processo de divisão do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas, ocorreu a fundação de Mato Grosso do Sul no dia 11 de outubro de 1977, com a sanção presidencial de Ernesto Geisel.
Até então, os clubes de grandes cidades da região sul, como Campo Grande, Corumbá e Dourados eram filiados à Federação do Mato Grosso e, com a divisão do Estado, viram a oportunidade de tomarem os rumos do futebol local.
A entidade foi criada no dia 3 de dezembro de 1978, sendo a primeira entidade esportiva criada no novo Estado, antes mesmo da implantação do Governo de Mato Grosso do Sul, já que a divisão em questão só foi concretizada efetivamente em 1º de janeiro de 1979.
Mas até chegar neste ponto, aconteceram uma série de reuniões, algumas até sigilosas, já que a pressão política para que os clubes do sul não se rebelassem em relação ao poder que vinha de Cuiabá era grande.
Em um desses encontros, realizado na residência do então presidente do EC Comercial, ficou decidido que uma assembleia geral aconteceria no dia 10 dezembro para a fundação da Federação, mas, na tentativa de driblar articulações políticas, a data foi antecipada em uma semana. O problema era saber a legalidade do fato, já que o governo de Mato Grosso do Sul só seria instalado no ano seguinte, em 1979.
A assembleia aconteceu na sede do CA Noroeste e estava lotada. A votação pela criação da entidade foi unânime e assim foi declarada a fundação da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul. Para dar suporte político, entre os presentes estava Marcelo Miranda Soares, então prefeito de Campo Grande, além de representantes da Câmara Municipal, dirigentes de clubes e presidentes das ligas de cidades do interior.
Em 1979 foi organizada a primeira edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense, vencido pelo Operário FC que depois emplacou um tricampeonato. O Galo é o clube mais vencedor, com 13 conquistas, a última neste ano, na final com o Dourados AC que venceu a partida de ida por 1 a 0. Na volta, vitória alvinegra por 3 a 1, em Campo Grande. Em 2025, os dois times representam o Estado na Copa do Brasil e o Operário disputa ainda a Série D do Campeonato Brasileiro.
Fonte: FFMS