O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga quarentenária Rhizoctonia theobromae (Ceratobasidium theobromae), conhecida como vassoura-de-bruxa, nos estados do Amapá e do Pará.
A declaração, publicada hoje (30) através da Portaria n° 769, valerá por um ano, visa reforçar as medidas de prevenção e evitar a dispersão da praga para outras áreas de cultivo.Com a publicação da Portaria será estabelecido um Comando Nacional de emergenciais, compostos por várias instituições públicas federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada, para tratar das ações necessárias no enfrentamento a esta praga.
"Esta é uma medida que demonstra o reconhecimento do tema por parte do Mapa. Durante a vigência do estado de emergência fitossanitária, todas as ações necessárias para erradicar a praga e evitar sua disseminação para outras áreas produtivas poderão ser adotadas com mais agilidade, tanto em nível federal quanto estadual", afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A "vassoura-de-bruxa" da mandioca foi detectada pela Embrapa Amapá nos plantios em terras indígenas de Oiapoque, em agosto de 2024. O Mapa informou que a doença é uma praga quarentenária ausente que tem potencial de provocar prejuízos econômicos. Até então, a praga não estava presente no território nacional.
Fonte: Canal Rural