Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Copa do Nordeste

Federações e clubes exaltam CBF pelo fortalecimento da Copa do Nordeste

Competição que caiu no gosto popular terá edição histórica nesta temporada Assessoria CBF Assessoria CBF 15/01/2025 - 9h4 Atualizado em 6 minutos Compartilhe:


Foto: João Gabriel Alves / CBF

Presidentes de federações estaduais e dos clubes participantes da Copa do Nordeste de 2025 elogiaram a CBF pelo empenho, cuidado e dedicação à competição que a cada ano cresce e lota estádios em todos os nove Estados da região. Para eles, a entidade máxima do futebol brasileiro, representada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, tem oferecido condições para que os clubes se sintam motivados a disputar e a ganhar a Copa do Nordeste.

Citam o aporte financeiro, a qualidade técnica, a resposta dos torcedores, empolgados com a realização de grandes clássicos regionais, a visibilidade e o interesse de parceiros comerciais.

Nesta temporada, a principal competição regional do Brasil terá uma edição histórica. Pela primeira vez, cinco nordestinos disputam a Série A do Campeonato Brasileiro: Bahia, Ceará, Fortaleza, Vitória e Sport. Destes, Fortaleza e Bahia estão na Libertadores, enquanto o Vitória participará da Sul-Americana.

Confira abaixo o que disseram federações e clubes sobre a nova edição da Copa do Nordeste.

Evandro Carvalho (presidente da Federação de Futebol de Pernambuco) – "Vejo a Copa do Nordeste sempre de forma positiva e evolutiva. O fato de termos hoje 25% de clubes do Nordeste na elite nacional mostra a força do futebol do Nordeste, a competência dos nossos clubes, a certeza e a correção da estratégia das nossas federações do Nordeste, de modo que teremos agora uma Copa do Nordeste mais valorizada ainda, sob a chancela, sob o comando diretamente da CBF, com muito mais qualidade e direção, de implantação de novidades e projetos. Brigaremos com Sport e Náutico pelo título."

Ricardo Lima (presidente da Federação Bahiana de Futebol) – "Não tenho a menor dúvida de que a Copa do Nordeste será de novo um sucesso. Uma competição que deixa o futebol nordestino no topo, que vem batendo recordes não só de público, mas também financeiro, com grandes arrecadações em bilheterias. É um trabalho que aparece, cresce e nos orgulha, nordestinos e baianos. A gente fica sempre na expectativa de mais um título, temos três representantes. Que vença o melhor."

José Vanildo (presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Norte) – "A Copa do Nordeste é um divisor de águas entre o antigo futebol do Nordeste e o novo. É encorajador, é inovador. É o maior evento esportivo do Brasil em regionalismo. Está aí o Nordeste com vários clubes na Primeira Divisão nacional. Crescimento, evolução. Este ano não vai ser diferente. Quem vai ganhar somos todos nós, nordestinos, e o futebol brasileiro. O presidente Ednaldo é arrojado, é decidido, teve coragem de tomar decisões e teve o apoio de nós todos. Porque compreendemos que é assim que o futebol cresce, apostando na base, nesse regionalismo."

Ednaldo Rodrigues entre o presidente do Ceará, João Paulo, e o presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, José Vanildo (de óculos) - Créditos: João Gabriel Alves / CBF

Milton Dantas (presidente da Federação de Futebol de Sergipe) – "Temos um representante nesta edição, que é o Confiança, e estamos na torcida por uma grande campanha do clube. O sucesso da Copa do Nordeste, que vem melhorando a cada ano, se dá graças ao apoio do presidente Ednaldo Rodrigues. Eu sou um dos entusiastas dessa competição desde 2001, quando era diretor do Confiança. Vamos ter com certeza em 2025 mais uma vez uma grande edição da Copa do Nordeste."

Mauro Carmelio (presidente da Federação de Futebol do Ceará) – "O futebol cearense tem um carinho muito grande pela Copa do Nordeste. Fomos um dos incentivadores da criação da Copa, que traz um diferencial com relação a outras competições. Isso porque há uma rivalidade muito grande entre os Estados. Nossos clubes sempre buscam o título e estamos trabalhando pela hegemonia do futebol cearense dentro do futebol nordestino. O papel da CBF tem sido muito importante nesse processo. Traz o futebol nordestino para dentro da administração do futebol brasileiro."

Americo Lobato (presidente da Federação de Futebol do Maranhão) – "O presidente Ednaldo trouxe a organização da Copa do Nordeste para a CBF e aumentou os recursos. Até 2022, dos recursos destinados aos clubes, de 50 milhões arrecadados, apenas 28 milhões eram divididos entre os clubes. Com Ednaldo, isso mudou, com uma melhora significativa para os clubes. Iniciativa que ajuda a melhorar cada vez mais o futebol do Nordeste."

Ednaldo Rodrigues recebeu os cumprimentos do presidente da Federação de Futebol do Maranhão, Americo Lobato - Créditos: João Gabriel Alves / CBF

Michele Ramalho (presidente da Federação de Futebol da Paraíba) – "Não tenho a menor dúvida que esta Copa do Nordeste vai ser a melhor Copa do Nordeste da história. Vem crescendo a cada ano. Fico muito feliz de ver o Sousa participando. Tenho certeza que o clube vai fazer uma grande competição, vem se preparando, vem investindo, com ótimo desempenho no Estadual, na Copa do Brasil. O Sousa está mais do que pronto para buscar a "Orelhuda".

Felipe Feijó (presidente da Federação de Futebol de Alagoas) - "Expectativa é alta, uma competição do mais alto nível, cada vez mais fortalecida ao longo dos últimos anos, que arrecada mais dinheiro, distribui mais dinheiro e acaba fortalecendo o ecossistema do futebol nordestino como um todo. Ano passado quase ganhamos o título com o CRB. A CBF lidera esse movimento, o presidente Ednaldo, como bom nordestino, liderou esse avanço e a gente só pode esperar crescimento, progresso, uma competição cada vez mais forte."

Fabio Mota (presidente do Vitória) – "A Copa do Nordeste é uma das responsáveis pelo fortalecimento dos clubes do Nordeste. É um campeonato de nível técnico melhor que dos Estaduais e permite aos clubes que se qualifiquem tanto para disputar a Série B quanto a Série A. É um campeonato importante também para os clubes do ponto de vista financeiro. Sem dúvida, a edição de 2025 vai ser histórica. Para o Vitória, então, o maior campeão da Copa do Nordeste, com cinco títulos, é uma responsabilidade muito grande a busca do sexto título. A ideia é essa."

Vitor Arteiro (CEO da SAF do América) – "É um prazer enorme ter o América participando da Copa do Nordeste. Uma competição tão rica. A gente pretende fazer o melhor campeonato possível. Mais investimentos, mais espetáculo, é o que a gente espera desta edição de 2025. O América já participou de 18 edições da Copa do Nordeste. Fomos campeões em 1998 e pretendemos buscar um novo título para o Rio Grande do Norte."

Mirian Monte (presidente do CSA) – "É um momento de mostrar a força do futebol nordestino, do futebol alagoano. O CSA vem numa crescente, com resultados positivos, trazendo de volta a alegria, a essência do torcedor azulino. Vamos dar nosso sangue, nosso empenho para fazer uma bela participação nesta competição tão importante para o Brasil."

Presidente do CSA, Mirian Monte: otimismo não falta para a campanha do clube na Copa do Nordeste - Créditos: João Gabriel Alves / CBF

Randerson Leal (diretor da Juazeirense) – "Quero parabenizar a CBF, em nome do presidente Ednaldo Rodrigues, que valoriza ainda mais a Copa do Nordeste, dando visibilidade, mais holofotes a clubes de menor condições, como a Juazeirense, que sonha em disputar a Copa do Nordeste todos os anos. Estamos na quarta edição, na segunda consecutiva. Nossa expetativa é grande, pelo time que temos, para a nossa torcida, para toda a região do norte da Bahia, somos a terceira força do Estado. Quem sabe não conseguimos chegar à segunda fase ou ir até mais adiante?"

Aldeone Abrantes (presidente do Sousa) – "O Sousa Esporte Clube tem uma responsabilidade muito grande. Porque é o único clube da Paraíba que está representando o nosso Estado nesta Copa do Nordeste. Vai ser histórica por ser a primeira vez que reunirá cinco times da Série A do Brasileiro. É nossa Lampions League. Nosso presidente Ednaldo Rodrigues, com muita sabedoria, tem valorizado a competição. Vamos enfrentar os grandões do futebol brasileiro, mas o Dinossauro é atrevido, não vai pipocar não."

Mário Marroquim (Presidente do CRB) – "Campeonato do Nordeste é extremamente valorizado, causa até inveja em outras regiões do Brasil. É diferente, nosso objetivo é fortalecer mais essa competição a cada dia, independentemente de calendário, para que não perca o brilho. Lutar sim para que façamos um campeonato cada vez mais forte, essa Copa tão badalada, tão importante para o nordestino. Somos os atuais vice-campeões da Copa e vamos vir fortes neste ano de novo."

Presidente do CRB, Mário Marroquim, prestigiou sorteio da Copa do Nordeste - Créditos: João Gabriel Alves / CBF

Yuri Romão (presidente do Sport) – "É um prazer disputar essa Copa do Nordeste, num momento em que a geopolítica do futebol nacional muda, com cinco clubes do Nordeste na elite do futebol brasileiro. Neste ano, sem desmerecer os demais, isso vai dar um brilhantismo a mais para competição. Nos dá muita alegria de participar. A vontade de nossos atletas, quando se fala em Copa do Nordeste, é visível. E além disso, é uma competição importante também do ponto de vista financeiro."

Bruno Becker (presidente do Náutico) – "A Copa do Nordeste pegou. Em 2025, a competição vai ser mais acirrada, mais competitiva. E o Náutico vai entrar com confiança, estamos trabalhando para que o Náutico tenha uma campanha inédita, seguindo até as fases finais. A Copa do Nordeste tem um atrativo por si só, que são os clássicos regionais, e é rentável. Nossa expectativa é grande."

Vitor Ferraz (diretor de Operações do Bahia) – "Vai ser uma edição histórica, com a presença maciça de clubes do Nordeste na Série A do Brasileiro, isso fortalece muito a competição. O nordestino tem uma paixão pelo futebol que todos conhecemos, ele ocupa os estádios, vibra e gosta de ver tantos clássicos regionais."

João Paulo (presidente do Ceará) – "O ano promete. Vamos iniciar agora a temporada muito confiantes. O Ceará sempre valorizou, deu muita importância à Copa do Nordeste. Quero agradecer o presidente Ednaldo pelo trabalho que ele vem fazendo, valorizando essa competição tão importante para os clubes do Nordeste."

Pedro Dantas (presidente do Confiança) – "Vai ser a grande Copa do Nordeste. Agora o futebol nordestino está muito representado na elite do futebol brasileiro, a mídia só fala do Nordeste. Essa Copa dos Clássicos vai ser fenomenal. Esperamos ter uma grande competição, que o Confiança avance muito de fase. Outro ponto a destacar foi o calendário, muito bom. A primeira fase termina agora em março e depois os clubes têm um tempo para se preparar para a segunda fase, acho que ficou no formato ideal. A nação azulina pode esperar que o Confiança vem focado nesta Copa do Nordeste de 2025."

Presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, marcou presença no sorteio - Créditos: João Gabriel Alves / CBF

Sérgio Frota (presidente do Sampaio Côrrea) – "É uma competição democrática. Queremos passar incialmente da primeira para segunda fase e depois ver onde podemos chegar. Sempre como referência o nosso título de 2018. Naquele ano, passamos em segundo lugar no grupo, pegamos nas quartas de final o Ceará, que estava na Série A em 2018; depois passamos pelo Vitória na semifinal e enfrentamos o Bahia, que tinha sido quinto na Série A. Nós estávamos na Série B. Ganhamos em São Luís por 1 a 0 e sustentamos 0 a 0 na Fonte Nova, com mais de 50 mil pessoas e levantamos a taça. Hoje, a situação mudou. Mas o Sampaio vai incomodar."

Mario Carneiro (presidente do Moto Club) – "É com grande satisfação que o Moto Club vai participar dessa edição histórica da Copa do Nordeste. Muito valorizada, com promessa de jogos de altíssima qualidade técnica. Sabemos das dificuldades, mas estamos confiantes. A Copa do Nordeste, hoje, já é uma realidade dentro do futebol brasileiro."

Edilson Capetinha (pentacampeão do mundo, natural de Salvador) – "Foi uma honra ter conduzido a taça até o palco antes do sorteio dos grupos. Não tenho essa taça. Tenho dois mundiais, quatro Brasileiros, vários outros campeonatos. Mas não tenho a taça da Copa do Nordeste. Muito legal para nós, nordestinos, participar desse evento, de uma competição que cresce cada vez mais, com muita qualidade. Estou muito orgulhoso e quero agradecer o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pelo convite."

Augusto Carreras (Representante dos clubes da Copa do Nordeste pela CBF) - "É um projeto que está consolidado. Com muita alegria a gente vê a evolução da Copa do Nordeste ao longo do tempo. Leva muito público aos estádios, todos os jogos são clássicos. Veja a pujança do futebol nordestino, com cinco clubes na Série A, com três disputando competições sul-americanas. O nível de investimento aumentando, a qualidade do futebol. E mesmo os clubes que não estão na Série A, estão brigando para estar lá e aumentam e alimentam muito mais essa competição, que é um campeonato gostoso de participar, com muita audiência, clássicos o tempo todo."

CBF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!