A nova localização da Casa da Saúde em Campo Grande, na rua Dom Aquino, número 1.789, foi bastante elogiada por pacientes que foram ao local nesta quarta-feira (21) para retirar medicamentos fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Pouco antes das 12h, cerca de 250 pessoas já haviam sido atendidas.
Moradora do Coophasul, a camareira Rosângela Aparecida Barbosa conta que, com o novo endereço, o trajeto que durava 1h até a antiga sede passou a ser feito em minutos. "Eu buscava lá no Albano Franco, era muito longe para mim. Precisava pegar dois ônibus para chegar lá. Aqui não, o ônibus para pertinho. Facilitou muito a vida da gente, prédio novo, climatizado, com mais conforto. O atendimento já era bom, aqui com certeza fica melhor", afirma.
Para a cuidadora de idosos Michelle de Oliveira Martins, moradora do Colibri I, mesmo de carro, o novo endereço traz mais agilidade. Ela retira medicação para sua filha, de 19 anos, que vive com duas doenças crônicas desde 2013, e diz que a nova Casa da Saúde está mais moderna. "Aqui com certeza ficou mais fácil o acesso. Até mesmo de carro, por estar no Centro, a gente já pode resolver uma questão ou outra ao passar aqui para retirar a medicação", conta.
Em seu primeiro atendimento na Casa da Saúde, a aposentada Maria Helena Santos, moradora da região sul da Capital, destaca que os mais beneficiados com a mudança foram aqueles que moram em bairros mais afastados. "Olha, para as pessoas que moram nos bairros mais afastados foi muito bom. Atende a todo mundo, no centro é bem mais prático. Tem ônibus para tudo quanto é lado. Muito fácil chegar e sair", lembra.
Acompanhada pela filha Abigail, de 8 meses, a servente de limpeza Vânia da Costa Pereira elogiou as novas instalações. Ela retira remédios para a mãe, Dona Sônia, que faz tratamento contra o câncer, e também destacou a facilidade de acesso. "É a primeira vez que eu venho aqui, mas achei tudo muito bonito e conservado. Foi muito boa essa mudança para o Centro", finaliza.
Mudança no atendimento
Para agilizar os atendimentos prestados, houve uma mudança no formato da recepção aos pacientes. O mesmo servidor que dá assistência ao paciente também faz a entrega dos medicamentos. "É mais uma forma de dar mais fluidez ao atendimento, prezando sempre pela qualidade na assistência aos pacientes. Todo o layout da sala de atendimentos foi pensado para isso", reforça a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Patrícia Veiga Carillho Olszewski.
Atendimento aos usuários
Na Casa da Saúde são disponibilizados os medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica do SUS (Sistema Único de Saúde), rol específico definido pelo Ministério da Saúde. Por dia, a Casa da Saúde atende cerca de 350 a 400 pessoas e possui uma média de 31 mil pacientes cadastrados no componente especializado.
O atendimento aos usuários acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com distribuição de senhas para atendimento das 7h às 15h30. Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro), as senhas são distribuídas das 7h às 10h, no período matutino, e das 13h às 15h, no período vespertino.
Programa Remédio em Casa
Atualmente, cerca de 31 mil pacientes ativos em Mato Grosso do Sul recebem medicação por meio da Casa da Saúde. Destes, 10.269 recebem medicamentos pelo "Programa Remédio em Casa", criado em 2022. Todos os meses, cerca de 12 mil entregas de medicamentos são feitas na porta de casa e de graça para os pacientes. Para fazer parte do programa é preciso preencher um termo de adesão.
O cadastro é feito em unidades de saúde no caso dos moradores do interior e na Casa da Saúde para quem vive na Capital. Vale destacar que o programa não entrega medicamentos controlados que dependem de receita médica a cada retirada, por isso o foco está nos remédios voltados ao controle de doenças crônicas.
Marcus Moura, Comunicação SES
Fotos: Marcus Moura
Fonte: Comunicação do Governo de MS