O treino livre 2 do GP da Itália ajudou a mostrar que a briga entre McLaren, Mercedes e Ferrari promete ser equilibrada, sobretudo na disputa pela pole-position. E coube a Lewis Hamilton a melhor volta na sessão desta sexta-feira (30) ao virar 1min20s738, apenas 0s003 mais rápido que Lando Norris, da McLaren. Carlos Sainz colocou a Ferrari em terceiro.
Para se ter uma ideia do equilíbrio, de Hamilton, o líder, a Charles Leclerc, quinto colocado, a distância foi de apenas 0s154, e George Russell só não entrou na disputa porque passou quase a primeira metade da sessão nos boxes esperando reparos finais no carro para enfim participar do treino.
Os long runs também proporcionaram cenário parecido, com Oscar Piastri obtendo a melhor média por 0s2 comparado ao tempo do companheiro de equipe, Norris, que registrou o mesmo ritmo de Sainz. Já Hamilton ainda perdeu para Max Verstappen na simulação de corrida, surgindo apenas com o sexto melhor registro em long run.
Verstappen, aliás, ficou apenas com o 14º tempo, porém a volta foi feita com pneus médios. Ele ficou à frente do companheiro de equipe, Sergio Pérez, que andou de macios na pista italiana.
Piastri foi o quarto, com Leclerc, Russell, Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Lance Stroll fechando o top-10.
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Confira como foi o TL2 em Monza:
Com a pista mais aderente que a vista na primeira sessão, porém bastante suja por conta dos inúmeros incidentes nas classes de suporte, a F1 retornou à ação tendo pela frente um fim de tarde com temperatura ambiente ainda muito alta: 34°C, com asfalto em 42°C e umidade relativa do ar em 33%. Para os stints iniciais, o que se viu foram as equipes mais focadas no trabalho com os compostos médios, enquanto apenas Ricciardo aparecia de macios.
Não demorou para a Ferrari novamente ditar o ritmo, primeiro com 1min21s264 de Sainz nos primeiros 15 minutos de sessão, mas logo superado pelo companheiro de equipe, Leclerc, em 0s145. Norris, por sua vez, vinha 0s4 distantes e com Verstappen logo atrás por questão de centésimos.
Enquanto isso, nos boxes, a Red Bull trabalhava freneticamente no carro de Pérez, com problemas, e Russell também se via "de castigo" depois da batida de Andrea Kimi Antonelli no TL1. No caso da Mercedes, a sexta-feira acabou ficando bastante comprometida, uma vez que o pupilo tinha na primeira sessão o assoalho atualizado. O #63, aliás, só conseguiu sair da garagem com quase 25 minutos completados.
Com cerca de 40 minutos para o fim, Norris e Piastri calçaram os macios para colocar a McLaren nas duas primeiras colocações, os dois separados por 0s007. Hamilton, então, acertou belo trecho final do circuito de Monza e pôs a Mercedes na liderança com 1min20s738 — apenas 0s003 mais rápido que o compatriota da equipe laranja. Verstappen, por sua vez, errou na Parabolica e permaneceu com somente o 13º tempo, registrado ainda com os compostos médios.
29 minutos para o encerramento, Kevin Magnussen perdeu o controle em um dos trechos de maior velocidade, a curva Parabolica, e bateu com a frente do carro da Haas na barreira de proteção, trazendo a bandeira vermelha. Até então, Hamilton, Norris, Sainz, Piastri, Leclerc, Hülkenberg, Ricciardo, Alonso, Stroll e Bottas formavam o top-10. Pérez, já com volta rápida registrada, era o 14º, atrás de Verstappen.
A sessão recomeçou após 12 minutos, com o #11 da Red Bull puxando a fila e trazendo Russell, apenas em 20º, na sequência. Só que com pouco mais de 15 minutos para o fim, o momento era para acertar o ritmo nos long runs, tanto que George fechou a tentativa mais de 4s acima do tempo de Lewis.
O tempo, aliás, ajudou a dar uma parâmetro para o que veio na sequência. Norris, de médios, fechou o primeiro giro em simulação de corrida próximo da marca de Russell: 1min25s6 contra 1min25s5 do piloto da Mercedes, que baixou a marca para 1min24s6, enquanto Norris virava 1min25s baixo. Os carros da Ferrari também começaram os long runs variando em 1min25s0 e 1min25s1, enquanto Hamilton vinha somente com 1min26s.
No fim, Piastri foi quem deixou a pista com o melhor ritmo em simulação de corrida, porém a Ferrari conseguiu surpreender, colocando-se logo atrás da McLaren. E Verstappen, totalmente discreto, deu leve prévia de que a Red Bull não será carta totalmente fora do baralho para sábado e domingo.
Luana Marino - Grande Prêmio - www.grandepremio.com.br
Fonte: Grande Prêmio